Parque Natural Municipal do Intelecto

Principais Atividades:

Caminhadas, piquenique,
palestras, atividades de educação ambiental.

O Parque Natural Municipal do Intelecto foi criado em 27 de dezembro de 1991 através da Lei Municipal nº 2.770, denominado naquele momento Parque Municipal do Campestre. Em um área de 21,6 hectares, em 2003 por meio do Decreto Municipal Nº 1.851 foi incorporada a área verde denominada Pico do Amor. Em 2006 a Lei Municipal Nº 4.105 alterou o nome de Parque Municipal do Campestre para Parque natural Municipal do Intelecto, reiterando ainda a incorporação da área verde do Pico do Amor passando a sua dimensão a ser 35,13 hectares.

O nome do Parque do Intelecto faz referência a Raimundo Cesário da Costa, responsável por zelar pela área antes da criação do Parque, em 1991. Foi caseiro da propriedade e morador da fazenda e posteriormente foi admitido como funcionário da empresa Vale S.A. A área que hoje correspondente ao Parque era no início do século XX parte da Fazenda Chácara Santa Cruz, de propriedade de Fernando Jardim. Na década de 1940, nos primeiros anos de sua fundação da empresa, a Vale adquiriu as propriedades de Fernando Jardim com o intuito de construir bairros para os funcionários, um hospital, entre outras estruturas para atendimento às demandas de sua atividade.

Raimundo, mais tarde chamado de Seu Intelecto, nasceu em 10 de janeiro de 1912, na localidade de Quilombo, no município de Itabira. Seu Intelecto cultivava hortaliças e árvores frutíferas, e vendia seus produtos pelas ruas da cidade. Quando funcionário da Vale, Raimundo tornou-se o responsável pelas hortaliças e frutas destinadas ao Hospital Carlos Chagas e a outras instituições. Segundo os relatos disponíveis, seu Intelecto era um homem comunicativo espontâneo e popular. Ele gritava os leilões nas festas religiosas, por isso também ficou conhecido como o Rei dos Leiloeiros. Repetia diariamente palavras e expressões em outros idiomas, aprendidos com os funcionários estrangeiros da Vale, que constantemente visitavam a chácara. Seria essa uma versão da história do apelido Seu Intelecto. Outra versão é que Intelecto seria corruptela de laranja seleta, que compunha o pregão de Raimundo, quando vendia frutas e hortaliças pelas ruas da cidade.

Regras de Visitação

Seguem regras e orientações que devem ser seguidas pelos visitantes dos atrativos turísticos de Itabira:

  • Proteja a natureza e cuide dos cursos de água;
  • Zele pelo patrimônio histórico e cultural;
  • Recolha e leve embora o seu lixo;
  • É proibido acampar nos atrativos naturais;
  • É proibido fazer churrasco ou fogueiras nos atrativos naturais;
  • Não incomode os demais turistas e moradores.

Lembre-se:

  • Provocar incêndios é crime;
  • Cortar, destruir, danificar ou recolher vegetação de áreas protegidas, incluindo plantas ornamentais (elas não sobrevivem em outro ambiente), é crime ambiental;
  • Pescar, caçar ou maltratar os animais, em área protegida, é crime ambiental;
  • Destruir ou danificar o patrimônio histórico e cultural é crime.
Localização Avenida Carlos de Paula Andrade, nº 135, Centro.
Funcionamento Segunda a sexta - 7h às 17h.
Telefone para contato (31) 3839-2000

©Copyright 2023 Projeto CITInova - Turismo Digital
Coordenação: Juliano Monte-Mor e Cintia Santos (UNIFEI - Itabira)

An error has occurred. This application may no longer respond until reloaded. Reload 🗙