Museu do Tropeiro

Loading
Center map
Tráfego
De bicicleta
Transit
Google MapsComo chegar
 

Uma parte da história, no centro da Estrada Real.

O Museu foi criado a partir de uma expedição chamada Spix & Martius que continha 23 pessoas especializadas em várias áreas de conhecimento, que se dispuseram a fazer um levantamento do patrimônio cultural e natural da Estrada Real a partir do século XVIII.

Em Ipoema foram recepcionados com uma benção aos cavaleiros e uma exposição que apresentava as peças que os tropeiros usavam durante as viagens, além das quitandas típicas da terra, dentre essas o cubu na folha de bananeira.

Durante a Expedição, ao chegarem em Senhora do Carmo, receberam das mãos de Carlos Humberto de Oliveira Cruz, tataraneto de tropeiro, uma cópia do diário de tropas de seu tataravô. Diante do presente, começou-se um debate sobre a possibilidade da criação de um memorial ou museu dedicado ao tropeirismo e ao final das conversas, definiu-se o local e o nome conforme se tem hoje.

Foi então que em 29 de março de 2003 o Museu foi inaugurado com o objetivo de fortalecer a vocação espontânea do tropeirismo, que era uma marca do distrito de Ipoema.

Um ponto interessante do Museu do Tropeiro é que ele busca a interação entre a comunidade e o visitante, através das manifestações culturais – Sons da Tropa, Grupo Folclórico das Lavadeiras, Estaladores de Chicote, Meninos Trovadores e Comitiva do Berrante –, que são apresentadas mensalmente durante a Roda de Viola que acontece nos sábados de lua cheia. Algumas dessas manifestações podem ser vistas também durante os ensaios no Museu do Tropeiro que acontece às quartas-feiras, das 15h às 16h30.

Além da exposição fixa sobre o tropeirismo, o Museu recebe exposições temporárias de artistas que querem mostrar seu trabalho e oferece uma sala de multimeios onde são realizadas reuniões e são apresentados filmes e documentários educativos, voltados aos valores culturais e locais.

O Museu do Tropeiro é cultura e história oferecida a todos que visitam essa linda região de Minas Gerais dentro da Estrada Real.

Localização: Travessa Professor Manoel Soares, 217 – Ipoema/Itabira
Tel.: (31) 3839-2991
Horário de funcionamento: de 3ª à domingo das 9h às 12 horas e das 13h às 17 horas
Entrada franca
As visitas em grupo devem ser agendadas por telefone.

 

Comments are closed