Museu de Itabira e Arquivo Público Municipal

De bicicleta
Transit
Google MapsComo chegar

Construção do início do século XIX. Pertenceu a Major Paulo José de Souza ( Primeiro Presidente da Câmara Municipal 1833/1837). Sobrado em estrutura autônoma de madeira com paredes vedadas em alvenaria arrematadas com beiradas em cimalha e calhas horizontais e verticais aparentes. A fachada principal é mercada por cunhais desenhados com socos e capitéis pinados em cores contrastantes. A entrada recebe verga em arco batido com bandeira fixa trabalhada em ferro, enquadramento em madeira e folhas almofadadas. O Museu foi criado em 1971 e tem como objetivo  o resgate da memória cultural de Itabira, através de pesquisa, coleta, classificação e exposições temáticas referentes á história do município e suas personagens. Seu acervo, é composto por doações da comunidade.

Parte integrante do Museu de Território – Caminhos Drummondianos com a placa-poema: “Câmara Municipal”.

Localização: Praça do Centenário, 116 – Centro.

Telefone (31)3839-2405

Visitação: Terça-feira a Domingo 09:00 ás 17:00 horas ( Atualmente Fechado para reforma)